fbpx

Benefícios de Formação Online

Uma formação online requer tanto trabalho quanto em formato presencial, mas com a vantagem de se conseguir organizar conforme os seus próprios critérios. No entanto, o formato online – assim como um local de trabalho remoto – oferece maior flexibilidade. É importante que os prazos sejam cumpridos e que exista o contacto com professores e colegas, mas o local onde faz tudo isto deixa de ser relevante.

Ajustar-se a um modelo de formação online pode ser um desafio a princípio, mas uma vez adaptado ao formato, há inúmeros benefícios.

1. Maior flexibilidade e aprendizagem individualizada

São poucas as pessoas que têm capacidade de tirar folga do trabalho para se comprometerem com uma formação a tempo inteiro. A abrangência das formações online possibilita equilibrar a oportunidade de aprender enquanto trabalham e crescem profissionalmente. Ao decidires realizar uma formação online, és tu que defines o teu horário. Deixas de precisar de sair mais cedo do trabalho ou faltar ao teu jantar em família para ires ao local da formação. Podes escolher a hora que é mais conveniente para ti, de forma a não interferir com os teus compromissos. Desta forma, é-te permitido equilibrar melhor a tua formação, o teu trabalho e a tua vida. Com a formação a decorrer online também é possível, em caso de dúvida, rever a matéria que te surge mais dúvidas ou repetir alguma parte que não tenhas percebido. Podes aprender ao teu próprio ritmo, tirando o maior proveito da formação.

2. Melhor gestão de tempo

Fazer malabarismo entre trabalho, família e estudar não é fácil. Com a formação a decorrer online, os alunos têm a flexibilidade para criar o seu próprio horário, cabendo a cada aluno entrar em contato proativamente com o corpo docente, concluir as tarefas no prazo e planear com antecedência. As aulas virtuais permitem aos alunos manter um planeamento regular de prazos a cumprir, obrigando à gestão do tempo e produtividade semana após semana. Um certificado de uma formação online no currículo dá, aos futuros empregadores, uma boa imagem da tua habilidade de gestão tempo e planeamento de tarefas, sendo uma mais-valia para o teu percurso profissional!

3. Responsável pela tua própria motivação

Participando em formações online, demonstras que sabes como gerir o teu tempo e manteres-te motivado, estando estas entre as dez soft skills mais procuradas pelos empregadores nas entrevistas. Com a concretização de um curso online, podes provar que és capaz de realizar várias tarefas, definir prioridades e adaptares-te às mudanças nas condições de trabalho. Os professores e formadores esperam que sejas independente, aprendas por ti próprio e que te envolvas com o material a ser lecionado. Todas estas capacidades transitam também para o mercado de trabalho e são ferramentas que te levarão ao sucesso.

4. Melhor comunicação e colaboração virtual

Aprender a trabalhar com outras pessoas num ambiente virtual pode tornar-te um líder mais eficaz. Vais poder desenvolver habilidades críticas de liderança utilizando conhecimento especializado criando processos eficientes e tomando decisões sobre as melhores práticas de comunicação, como, por exemplo, o que deve ser discutido pessoalmente ou via mensagem. Em programas de formação online tens a possibilidade de participar em fóruns de discussão com os teus colegas e professores onde irás aprender a partilhar as tuas ideias e apresentar bons argumentos que as defendam, de forma sucinta e profissional, tanto verbalmente como por meio de texto. Aprender a comunicar as tuas ideias com clareza, obter respostas e projetar uma imagem profissional são habilidades necessárias também num local de trabalho.

5. Uma Perspetiva Global Mais Ampla

Os alunos dos programas online podem vir de vários países diferentes. Na EFuturo temos alunos, principalmente, de Portugal, Espanha, Itália e Brasil. Desta forma, terás uma gama mais ampla de perspetivas que te ajudarão a aprimorar a tua compreensão intercultural, dando-te a oportunidade de interagir com pessoas de todo o mundo. De forma a inovar e evoluir é importante estares fora da tua zona de conforto, ouvires como outros países adotam certas tecnologias e abordam indústrias específicas, inspirando novas ideias e melhorando o conceito existente. Estar exposto a novas ideias de profissionais de outros países pode estimular a tua própria criatividade.

6. Desenvolvimento do pensamento crítico

Um curso online facilita a capacidade de pensar criticamente sobre o que fazes diariamente. O objetivo na sala de aula é desafiar-te a pensar de forma diferente e dominar esta habilidade é o que te diferencia enquanto estudante e no futuro no mercado de trabalho. O pensamento crítico desempenha um papel fundamental em qualquer tipo de educação, sendo potencializado ao máximo em formato online.

7. Novas capacidades técnicas

Juntamente com o teu certificado vêm, também, fortes capacidades técnicas. Ao longo da realização da formação, de certeza que te depararás com vários obstáculos técnicos e estarás em contacto com várias plataformas digitais, familiarizando-te com novas ferramentas e softwares e aprendendo a solucionar vários problemas. Com cada vez mais empresas com equipas virtuais, é importante aprender a colaborar remotamente. Ficaste com vontade de iniciar a tua formação online e mudar o rumo da tua vida?

Constrói o teu futuro connosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

login

ACESSO ALUNO