Vamos ser felizes!

Os últimos dois anos foram difíceis para muitos de nós. Disrupção, incerteza e preocupação têm sido comuns. Mas uma mentalidade positiva pode ajudar-nos a encontrar esperança, significado e maior felicidade no nosso trabalho. Descobre algumas dicas para rapidamente te concentrares nas coisas boas do dia-a-dia e recuperares a vontade de trabalhar.

1. Define o tom certo logo pela manhã

Uma rotina regular de sono pode ajudar-te a obter a duração e a qualidade do sono de que precisas e começares a trabalhar num bom estado de espírito logo no início do dia. É recomendado começares o teu dia alguns minutos mais cedo do que normalmente farias e aproveitares para fazer algo para o teu bem-estar, como por exemplo tomar um bom e longo café ou fazer meditação.

2. Aprecia as coisas boas

Faz uma lista de todas as coisas que te sentes orgulhoso de ter. É importante considerares os grandes sucessos, mas, também, as pequenas coisas que te alegram o dia-a-dia. Evita comparar-te com os outros. Tirar um tempo para refletir sobre as coisas que apreciamos pode ajudar-nos a sentir mais satisfeitos.

3. Concentra-te no que podes controlar

Se te sentes infeliz, anota todos os aspetos que poderão estar a influenciar esse sentimento para que os possas controlar: pode incluir a forma como geres o teu tempo, como abordas a carga de trabalho, a área de estudos que estudas ou a tua carreira. Desta forma, poderás implementar algumas alterações para melhorar os aspetos mais negativos.

4. Faz mais daquilo que gostas

Descobre os hobbies que te deixam mais satisfeito e realizado. Descobre como podes passar mais tempo no dia-a-dia a realizá-los. Isto pode significar poder passar mais tempo a gerir projetos, a orientar novos recrutas ou a assumir um papel de voluntário. Descobre quais são os teus pontos fortes e arranja formas de os fazer com mais frequência.

5. Ajude os outros a sentirem-se bem com eles próprios

Fazer com que os teus colegas de equipa se sintam valorizados e apreciados poderá ajudar no aumento de motivação e empenho e criar um ambiente de trabalho positivo. Portanto, dá feedback positivo aos outros sempre que puderes. Realizar atos aleatórios de bondade no trabalho é outra maneira de fortalecer relações entre colegas e criar uma cultura de carinho.

6. Encontra os pontos positivos

Para cada situação desafiadora no trabalho, quase sempre há algo positivo para guardar. Uma conversa difícil com um colega pode apresentar uma oportunidade para resolver um problema e, até mesmo, fortalecer relações no trabalho. Um prazo urgente pode exigir que aprimores a tua capacidade de gestão de tempo. Procurar o lado positivo, pode ajudar a abordar as várias situações de forma mais positiva e eficaz.

7. Cerca-te de pessoas positivas

As pessoas ao teu redor podem ter um grande impacto em tua própria positividade e humor. Tenta passar mais tempo com pessoas otimistas, que te fazem sentir bem contigo mesmo. É inevitável, porém, que algumas pessoas sejam menos positivas do que outras e, no trabalho, poderás ter que interagir com colegas que têm uma atitude mais negativa. Se for esse o caso, não permitas que eles drenem a tua energia e entusiasmo. Em vez disso, tenta partilhar um pouco de tua positividade com eles – pode ser contagioso!

8. Relaxa

O stress pode ser um grande pesadelo no teu dia-a-dia. Não importa o quão desafiador ou frenético o teu local de trabalho possa ser, é importante tentares relaxar sempre que possível. Faz exercício físico frequentemente, planeia pausas ao longo do teu dita, come de forma saudável e gere o teu tempo da forma mais eficaz. E se mesmo assim sentes que poderias ser mais feliz, talvez esteja na altura de mudar o teu rumo e construir um melhor futuro.

Investe em ti.

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