fbpx

O Turismo em 2022

Após dois anos de pandemia o turismo está, finalmente, a pôr-se de pé. Contrariamente a muitos mercados concorrentes, o turismo nacional levantou-se mesmo e já tem resultados próximos aos de 2019.

Com a pandemia a chegar ao fim lentamente, as pessoas voltaram a viajar com fome de vingar os confinamentos, resultando em mais reservas, maiores estadias e com um gasto médio mais elevado por turista. Não é surpresa que Portugal seja um dos primeiros países a recuperar turistas uma vez que se encontrava no topo das preferências mundiais quando o COVID-19 chegou.

Segundo a Smartvel, existem algumas tendências que irão ajudar a orientar o setor em direção a um futuro mais saudável e sustentável.

1. A tecnologia tem um papel essencial nas viagens

Não se pode subestimar que o papel da tecnologia, nas viagens e marcação das mesmas, continuará a crescer durante 2022.

De passaportes de vacinas digitais a notificações de viagens em tempo real, as soluções de tecnologia desempenharão um papel fundamental para manter o público informado e fornecer orientação em todas as decisões.

2. Personalização e orientação, mais cruciais do que nunca

Agora, mais do que nunca, os turistas procuram orientação especializada para todos os aspectos da sua viagem. Embora nos anos anteriores o planeamento da viagem já tenha ocorrido por meio da internet, agora há muito mais a considerar. Por exemplo, como as distribuições de vacinas progrediram neste destino? Existem restrições para restaurantes ou teatros? Para muitos turistas, criar itinerários diários é, agora, um processo muito mais complexo e avassalador.

Para uma companhia de viagens, isso pode significar repensar o marketing e a estratégia, integrando o conteúdo do destino numa aplicação, redes sociais e sites e fornecendo informações confiáveis ​​para manter os turistas e companheiros seguros. As empresas deixaram de ser uma simples conexão do ponto A ao ponto B, mas uma fonte de sabedoria e apoio ao longo do caminho.

3. Planos e experiências preferenciais em 2022

À medida que os turistas consideram viajar em 2022, experiências enriquecedoras são a prioridade. Muitos turistas procuram reconectar-se com familiares e amigos ou umas férias ao ar livre em busca de descanso e explorações distanciadas socialmente.

No momento de escolher acomodações, limpeza e segurança passaram a ser fatores, para além de necessários, imprescindíveis. Uma pesquisa recente da Comissão Europeia de Viagens revela que mais da metade dos entrevistados que consideram viajar no próximo ano preferem ficar em hotéis ou resorts independentes em vez de alojamentos locais de curto prazo e outras acomodações.

4. A sustentabilidade é considerada um elemento chave

A sustentabilidade especialmente no setor aéreo é, e será, uma tendência contínua em viagens. As tendências do turismo em torno das viagens de baixo carbono continuarão a evoluir à medida que os turistas ficam atentos às iniciativas ambientais das organizações. Os turistas internacionais vão-se tornando mais conscientes da crise climática, aumentando a preocupação em reduzir a pegada e aproveitar as férias com responsabilidade.

5. As medidas focadas em segurança e saúde devem ser comunicadas claramente

Além de priorizar a saúde e o bem-estar, os turistas irão preferir empresas e companhias que partilhem essas convicções. Os turistas sentem-se mais seguros quando medidas focadas na saúde estão em vigor em restaurantes, supermercados e destinos turísticos.

6. Viagem ‘de volta aos negócios’

Este será um dos últimos setores a recuperar em escala internacional. O retorno às viagens de negócios dependerá de muitos fatores, incluindo níveis de vacinação, abertura de fronteiras e estruturas orçamentais reformuladas. Como muitas organizações descobriram a eficiência no trabalho remoto, viagens corporativas extensas podem não ser uma prioridade tão alta como eram nos anos pré-pandemia. Portanto, podemos esperar mais formações e webinars online, conferências virtuais ou híbridas e ênfase em viagens regionais.

Após quase dois anos de incerteza, ainda não podemos ter 100% de certeza sobre como será o futuro das viagens, mas pelo menos podemos ver mais luz no horizonte. Requisitos de viagem, protocolos de saúde e limpeza, medidas de segurança e sustentabilidade continuarão a ser tópicos essenciais e fulcrais em 2022. Os turistas voltarão a sonhar com viagens de longa distância e férias paradisíacas, mas ainda haverá foco em planos ao ar livre e destinos com distanciamento social.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

login

ACESSO ALUNO